Escrita da pesquisa em Educação no Centro Oeste – Volume 4

Fabiany de Cássia Tavares Silva (organizadora)
Juarez José Tuchinski dos Anjos (organizador)

 

  • 1ª Edição (dez/2020)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 428 páginas
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-65-990200-2-5
  • Dimensões ‏ : ‎ 15 x 1 x 22 cm

A série Escritas da Pesquisa em Educação no Centro-Oeste apresenta aos seus leitores um novo volume, composto por um conjunto de textos originais voltados ao público das Ciências Humanas e Sociais, particularmente, à área da educação.

Esta publicação atesta, de um lado, a iniciativa de apresentação, circulação e partilhamento de conhecimentos entre pesquisadores de Programas de Pós-graduação em Educação desta região, na perspectiva de reconhecer, socializar e apreender objetos e resultados de estudos e pesquisas relacionados à História da Educação, Políticas Educacionais, Formação Docente e, Desigualdade, Diferença e Diversidade. De outro, oferecer às/os pesquisadores/as, representantes políticos, professores/as e estudantes interessados/as a possibilidade de interagir com a diferentes lugares, ângulos, escritas, diagnósticos e desafios.

  • Adir Casaro Nascimento
  • Amarildo Luiz Trevisan
  • Amarilio Ferreira Jr.
  • Beatriz dos Santos Landa
  • Carina Elisabeth Maciel
  • Carlos Magno Naglis Vieira
  • Caroline Ribeiro de Oliveira
  • Christian Muleka Mwewa
  • Constantina Xavier Filha
  • Dalete de Souza Salles Borges
  • Débora Rogéria Neres de S. Garcia
  • Décio Gatti Júnior
  • Elisangela Alves da Silva Scaff
  • Etienne Baldez Louzada Barbosa
  • Eurize Caldas Pessanha
  • Francisca Alves da Silva Stefanelli
  • Frederiko Luz Silva
  • Giselle Cristina Martins Real
  • Hugo Heleno Camilo Costa
  • Idalberto José das Neves Júnior
  • Kátia Cristina Nascimento Figueira
  • Lívia Cristina Ribeiro dos Reis
  • Loriége Pessoa Bitencourt
  • Luciana Lopes Ferreira Correa
  • Luiz Síveres
  • Marcia Regina do N. Sambugari
  • Maria Alice de Miranda Aranda
  • Maria de Lourdes Teodoro
  • Marta Coelho Castro Troquez
  • Miriam Fábia Alves
  • Rosana Maria Martins
  • Simone Albuquerque da Rocha
  • Simone Estigarribia de Lima
  • Adão Rogério Silva Xavier
  • Amélia Maria Araújo Mesquita
  • Andrea Bezerra Cordeiro
  • Elizeu Clementino de Souza
  • Gizele de Souza
  • Mark Clark Assen de Carvalho
  • Neurilene Martins Ribeiro
  • PREFÁCIO
Parte I – ESCRITAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
  • ENTRE PRATELEIRAS, CAIXAS E HISTÓRIAS: o instituto interamericano del niño e suas possibilidade investigativas para a história da infância
  • A ESCRITA SOBRE ROUSSEAU NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS NO BRASIL (1939-2010)
  • A NARRATIVA DE JUSCELINO KUBITSCHEK SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO EM BRASÍLIA: vestígios de uma historiografia da educação
  • IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NA REGIÃO CENTRO OESTE EM COMPARAÇÃO (1846-1930)
  • OS TERENA DA ALDEIA ALDEINHA E A ESCOLA ESTADUAL GUILHERMINA DA SILVA
Parte II – ESCRITA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
  • POLÍTICAS E PROGRAMAS DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFAC
  • POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL
  • POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ameaças e retrocessos
  • POLÍTICAS DE CURRÍCULO E CONTEXTO
  • O FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NO ÂMBITO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DO ESTADO
Parte III – ESCRITAS DA FORMAÇÃO DOCENTE
  • ATELIÊ BIOGRÁFICO: memórias de letramento e formação docente em território rural
  • NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA EM MOVIMENTOS DE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ECOSSISTÊMICO
  • OS PROFESSORES FORMADORES DE UMA LICENCIATURA E SUAS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS: a significação da formação
  • A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: algumas reflexões
Parte IV – ESCRITAS DA DESIGUALDADE, DIFERENÇA, DIVERSIDADE
  • REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
  • DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: diferenciação curricular como parte das análises
  • EXPERIÊNCIAS INTERCULTURAIS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES INDÍGENAS NO MATO GROSSO DO SUL
  • A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCRAVOCRATA COMO CHAVE DE LEITURA DO FILME 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO: o verso da formação
  • AS FEMINILIDADES NOS LIVROS PARA A INFÂNCIA DO ACERVO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Categorias:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Categorias