Fabiany de Cássia Tavares Silva (organizadora)
Juarez José Tuchinski dos Anjos (organizador)
- 1ª Edição (dez/2020)
- Idioma : Português
- Capa comum : 428 páginas
- ISBN-13 : 978-65-990200-2-5
- Dimensões : 15 x 1 x 22 cm
A série Escritas da Pesquisa em Educação no Centro-Oeste apresenta aos seus leitores um novo volume, composto por um conjunto de textos originais voltados ao público das Ciências Humanas e Sociais, particularmente, à área da educação.
Esta publicação atesta, de um lado, a iniciativa de apresentação, circulação e partilhamento de conhecimentos entre pesquisadores de Programas de Pós-graduação em Educação desta região, na perspectiva de reconhecer, socializar e apreender objetos e resultados de estudos e pesquisas relacionados à História da Educação, Políticas Educacionais, Formação Docente e, Desigualdade, Diferença e Diversidade. De outro, oferecer às/os pesquisadores/as, representantes políticos, professores/as e estudantes interessados/as a possibilidade de interagir com a diferentes lugares, ângulos, escritas, diagnósticos e desafios.
- Adir Casaro Nascimento
- Amarildo Luiz Trevisan
- Amarilio Ferreira Jr.
- Beatriz dos Santos Landa
- Carina Elisabeth Maciel
- Carlos Magno Naglis Vieira
- Caroline Ribeiro de Oliveira
- Christian Muleka Mwewa
- Constantina Xavier Filha
- Dalete de Souza Salles Borges
- Débora Rogéria Neres de S. Garcia
- Décio Gatti Júnior
- Elisangela Alves da Silva Scaff
- Etienne Baldez Louzada Barbosa
- Eurize Caldas Pessanha
- Francisca Alves da Silva Stefanelli
- Frederiko Luz Silva
- Giselle Cristina Martins Real
- Hugo Heleno Camilo Costa
- Idalberto José das Neves Júnior
- Kátia Cristina Nascimento Figueira
- Lívia Cristina Ribeiro dos Reis
- Loriége Pessoa Bitencourt
- Luciana Lopes Ferreira Correa
- Luiz Síveres
- Marcia Regina do N. Sambugari
- Maria Alice de Miranda Aranda
- Maria de Lourdes Teodoro
- Marta Coelho Castro Troquez
- Miriam Fábia Alves
- Rosana Maria Martins
- Simone Albuquerque da Rocha
- Simone Estigarribia de Lima
- Adão Rogério Silva Xavier
- Amélia Maria Araújo Mesquita
- Andrea Bezerra Cordeiro
- Elizeu Clementino de Souza
- Gizele de Souza
- Mark Clark Assen de Carvalho
- Neurilene Martins Ribeiro
- PREFÁCIO
Parte I – ESCRITAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- ENTRE PRATELEIRAS, CAIXAS E HISTÓRIAS: o instituto interamericano del niño e suas possibilidade investigativas para a história da infância
- A ESCRITA SOBRE ROUSSEAU NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS NO BRASIL (1939-2010)
- A NARRATIVA DE JUSCELINO KUBITSCHEK SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO EM BRASÍLIA: vestígios de uma historiografia da educação
- IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NA REGIÃO CENTRO OESTE EM COMPARAÇÃO (1846-1930)
- OS TERENA DA ALDEIA ALDEINHA E A ESCOLA ESTADUAL GUILHERMINA DA SILVA
Parte II – ESCRITA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
- POLÍTICAS E PROGRAMAS DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFAC
- POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL
- POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ameaças e retrocessos
- POLÍTICAS DE CURRÍCULO E CONTEXTO
- O FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NO ÂMBITO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DO ESTADO
Parte III – ESCRITAS DA FORMAÇÃO DOCENTE
- ATELIÊ BIOGRÁFICO: memórias de letramento e formação docente em território rural
- NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA EM MOVIMENTOS DE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ECOSSISTÊMICO
- OS PROFESSORES FORMADORES DE UMA LICENCIATURA E SUAS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS: a significação da formação
- A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: algumas reflexões
Parte IV – ESCRITAS DA DESIGUALDADE, DIFERENÇA, DIVERSIDADE
- REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
- DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: diferenciação curricular como parte das análises
- EXPERIÊNCIAS INTERCULTURAIS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES INDÍGENAS NO MATO GROSSO DO SUL
- A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCRAVOCRATA COMO CHAVE DE LEITURA DO FILME 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO: o verso da formação
- AS FEMINILIDADES NOS LIVROS PARA A INFÂNCIA DO ACERVO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA