
Marta Coelho Castro Troquez
Thaise da Silva
Andréia Nunes Militão
(organizadoras)
- 1ª Edição (2022)
- Idioma : Português
- Capa comum : 196 páginas
- ISBN-13 : 978-85-45584-20-9
- Dimensões : 15 x 1 x 22 cm
No contexto atual, no qual a formação de professores está ameaçada pelas políticas de padronização curricular e a educação vai criando vínculos cada dia mais estreitos com perspectiva de gestão empresarial, retomar o tema da formação docente e da prática educativa é fundamental. Aliás, produções com esse viés são importante estratégia de enfrentamento à tendência de precarização da educação e da formação, que se faz marca nas reformas educacionais em curso nas últimas três décadas. Os artigos desse livro nos fazem pensar com mais rigor e compreender as contradições e desafios que nos são colocados no atual momento da história.
Os autores e autoras fizeram o dedicado trabalho de trazer elementos importantes ao debate público. E o desafio de cada um de nós, que terá o prazer de ler esse material para fazer jus a esse esforço coletivo, é aprofundar as análises que aqui foram iniciadas e avançar em produções que, como essa, nos ajudam a enxergar as contradições, os avanços, os desafios e assim construir as saídas necessárias para fortalecer a educação numa perceptiva emancipatória, contrariando a ordem atual das abordagens ingênuas e conformadoras tão bem incorporadas nas escolas de todo país”.
Extraído do prefácio de Ivânia Freitas
- APRESENTAÇÃO
- PREFÁCIO
- A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: em debate a unidade teoria e prática – a práxis
- IMPLICAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS PRÁTICAS COTIDIANAS: perspectivas de coordenadoras pedagógicas
- A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS DA INFÂNCIA: um saber-fazer pertinente
- O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL (2013 – 2020)
- PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DESAFIOS PARA A/NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESS ORES INDÍGENAS
- EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E PANDEMIA NO SUL DE MATO GROSS O DO SUL
- O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E O RISCO DO RETROCESSO: perspectivas e desafios
- ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM NÍVEL DE PÓS-GRADUA ÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL (1993-2020)
- O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões a partir do campo dos estudos culturais
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO 002/2013 – CGPLI PNLD ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 2014: uma análise discursiva sob a égide dos estudos culturais
- SOBRE OS/AS AUTORES/AS