CULTURA E EDUCAÇÃO: MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

Kazumi Munakata
Tatiana de Andrade Fulas
(organizadores)

  • 1ª Edição (2024)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 204 páginas
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-85-45584-60-5
  • Dimensões ‏ : ‎ 15 x 1 x 22 cm

Memória, resistência, mobilização! Essas três palavras sintetizam a composição deste livro que reúne provocativas reflexões e análises sobre a realidade sociopolítica e educacional brasileira. Memória, posto que os tempos sombrios recentes impõem a lembrança como ato político contra o esquecimento. Não ao negacionismo, à necropolítica, ao autoritarismo e à violência! Resistência, porque o pensamento fundamentado é uma importante estratégia de luta. Criticar, denunciar, esclarecer é papel dos educadores e dos intelectuais. Mobilização, dado que o momento exige atitude e ação consequente, demanda engajamento e posicionamento político.

[…]

Este livro reúne as conferências apresentadas no XI CBHE, realizado na PUC-SP em julho de 2021, em momento histórico de grande apreensão e perplexidade. Por um lado, os desdobramentos da pandemia de Covid-19, que ceifou a vida de mais de 700 mil pessoas, no Brasil. Por outro lado, a conjuntura política marcada pelo conservadorismo, a truculência, o retrocesso e as ameaças à democracia, ao direito à educação, aos avanços da cidadania e pelo descaso pela vida humana. (Rosa Fátima de Souza Chaloba)

  • PREFÁCIO
  • APRESENTAÇÃO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
  • 1. CONTRA O ÓDIO AO PENSAMENTO
MESA 1
  • 2. REPÚBLICA E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO
  • 3. REPÚBLICA, REFORMISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR
  • 4. REPÚBLICA, REFORMISMO E DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
MESA 2
  • 5. MEMÓRIAS DE LUTAS E RESISTÊNCIA NA CONSTRUÇÃO E PRESERVAÇÃO DE CURRÍCULOS ESCOLARES DAS HUMANIDADES
  • 6. “EDUCAÇÃO NOVA”
MESA 2
  • 7. AS UNIVERSIDADES E O AUTORITARISMO ULTRALIBERAL
  • 8. AUTORITARISMO E EDUCAÇÃO
  • 9. MILITARISMO, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
PERIÓDICOS
  • 10. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 20 ANOS
  • 11. “ENTRE LER E ESCREVER, ALGO (SE) PASSA…”
  • 12. HISTORY OF EDUCATION IN LATIN AMERICA – HISTELA
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
  • 13. SOB O SIGNO DA AUSÊNCIA
SOBRE OS AUTORES

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Categorias