Kazumi Munakata
Tatiana de Andrade Fulas
(organizadores)
- 1ª Edição (2024)
- Idioma : Português
- Capa comum : 204 páginas
- ISBN-13 : 978-85-45584-60-5
- Dimensões : 15 x 1 x 22 cm
Memória, resistência, mobilização! Essas três palavras sintetizam a composição deste livro que reúne provocativas reflexões e análises sobre a realidade sociopolítica e educacional brasileira. Memória, posto que os tempos sombrios recentes impõem a lembrança como ato político contra o esquecimento. Não ao negacionismo, à necropolítica, ao autoritarismo e à violência! Resistência, porque o pensamento fundamentado é uma importante estratégia de luta. Criticar, denunciar, esclarecer é papel dos educadores e dos intelectuais. Mobilização, dado que o momento exige atitude e ação consequente, demanda engajamento e posicionamento político.
[…]
Este livro reúne as conferências apresentadas no XI CBHE, realizado na PUC-SP em julho de 2021, em momento histórico de grande apreensão e perplexidade. Por um lado, os desdobramentos da pandemia de Covid-19, que ceifou a vida de mais de 700 mil pessoas, no Brasil. Por outro lado, a conjuntura política marcada pelo conservadorismo, a truculência, o retrocesso e as ameaças à democracia, ao direito à educação, aos avanços da cidadania e pelo descaso pela vida humana. (Rosa Fátima de Souza Chaloba)
- PREFÁCIO
- APRESENTAÇÃO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
- 1. CONTRA O ÓDIO AO PENSAMENTO
MESA 1
- 2. REPÚBLICA E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO
- 3. REPÚBLICA, REFORMISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR
- 4. REPÚBLICA, REFORMISMO E DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
MESA 2
- 5. MEMÓRIAS DE LUTAS E RESISTÊNCIA NA CONSTRUÇÃO E PRESERVAÇÃO DE CURRÍCULOS ESCOLARES DAS HUMANIDADES
- 6. “EDUCAÇÃO NOVA”
MESA 2
- 7. AS UNIVERSIDADES E O AUTORITARISMO ULTRALIBERAL
- 8. AUTORITARISMO E EDUCAÇÃO
- 9. MILITARISMO, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
PERIÓDICOS
- 10. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 20 ANOS
- 11. “ENTRE LER E ESCREVER, ALGO (SE) PASSA…”
- 12. HISTORY OF EDUCATION IN LATIN AMERICA – HISTELA
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
- 13. SOB O SIGNO DA AUSÊNCIA