- 1ª Edição (12/2025)
- Idioma : Português
- Capa comum : 180 páginas
- ISBN-13 : 978-85-45584-99-5
- Dimensões : 15 x 1 x 22 cm
“Em um mundo cada vez mais polarizado e enfrentando desafios ambientais e sociais sem precedentes, o Bem-Viver surge como uma alternativa viável e necessária. Ele nos convida a repensar nossas prioridades e a construir um futuro baseado na harmonia, na sustentabilidade e no respeito à vida em todas as suas formas.Adotar o Bem-Viver é, portanto, um ato de resistência contra um modelo de desenvolvimento que coloca o lucro acima do bem-estar, e uma afirmação de que outro mundo é possível — um mundo onde todos possam viver em equilíbrio e dignidade.Que possamos aprender com as sabedorias ancestrais e aplicar esses princípios em nosso cotidiano, construindo juntos um caminho de Bem-Viver para nós mesmos e para as futuras gerações”
(Kaká Werá, 2025)
-
Capítulo 1 – DIGA OS NOMES DELAS: Vozes de mulheres negras e história da educação no Brasil
- Alexandra Lima da Silva
-
Capítulo 2 – As interfaces do PIBID/UFGD e o Congresso de Educação da Grande Dourados: Educação para o bem viver – repensando práxis ambientais, pedagógicas e sociais
- Cintia Melo dos Santo
- Adriana de Fátima Vilela Biscaro
-
Capítulo 3 – Enquanto houver racismo, não há bem viver: educação para as relações étnico-raciais como estratégia para uma vida digna
- Delton Aparecido Felipe
-
Capítulo 4 – Experiências formativas da FAIND/UFGD no VII Congresso de Educação da Grande Dourados: caminhos para o bem viver
- Maria Aparecida Mendes de Oliveira
- Micheli Alves Machado
- Issias Sanches Martins
- Waneide Garay Duarte
- Elizabete Fernandes
- Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
- Adriana Oliveira de Sales
-
Capítulo 5 – Educação especial e o bem viver nos institutos federais: desafios e possibilidades de uma práxis pedagógica transformadora
- Francisco Roberto da Silva de Carvalho
-
Capítulo 6 – Educação libertadora na saúde: conhecimento e tecnologia para o engajamento na prevenção do melanoma
- Alércio da Silva Soutilha
- Alex Santos Oliveira
- Paola dos Santos da Rocha
- Débora da Silva Baldivia
- Helder Freitas dos Santos
- Jaqueline Ferreira Campos
- Edson Lucas dos Santos
- Kely de Picoli Souza
-
Capítulo 7 – Conexões entre educação para o bem viver e a exposição “Mulheres e Educação: seus papéis em papel”
- Kênia Hilda Moreira
-
Capítulo 8 – Mulheres e educação para o bem viver: notas para uma reparação histórica desde a UFGD
- Lauriene Seraguza Olegário e Souza
-
Capítulo 9 – Educação física e educação ambiental: conexões necessárias
- Manuel Pacheco Neto
-
Capítulo 10 – Educação para o bem viver: produção de materiais diferenciados para as escolas indígenas (Brasil, MS, Dourados)
- Marta Coelho Castro Troquez
- Noêmia dos Santos Pereira Moura
-
Capítulo 11 – Leitura de imagens, os corpos femininos e a educação para o bem viver: considerações sobre a Lei 14.986/24 e a história da educação das mulheres
- Raquel Discini de Campos
-
Capítulo 12 – Quando a universidade também fere: mapeando a violência de gênero no ensino superior
- Viviane Teixeira Silveira
-
Apêndice 1
- Ana Lúcia Rossate




