- 1ª Edição (jun/2023)
- Idioma : Português
- Capa comum : 384 páginas
- ISBN-13 : 978-85-45584-29-2
- Dimensões : 15 x 3 x 22 cm
A série Escritas da Pesquisa em Educação no Centro-Oeste apresenta aos seus leitores este novo volume, composto por um conjunto de textos originais voltados ao público das Ciências Humanas e Sociais, particularmente, à área da educação. Esta publicação mantém, de um lado, a iniciativa de apresentação, circulação e partilhamento de conhecimentos entre pesquisadores de Programas de Pós-graduação em Educação desta região, na perspectiva de reconhecer, socializar e apreender objetos e resultados de estudos e pesquisas relacionados à História da Educação, Políticas Educacionais, Formação Docente e, Desigualdade, Diferença e Diversidade. De outro, oferecer às/os pesquisadores/as, representantes políticos, professores/as e estudantes interessados/as a possibilidade de interagir com diferentes lugares, ângulos, escritas, diagnósticos e desafios.
Fabiany de Cássia Tavares Silva Giselle Cristina Martins Real- Ana Maria Gonçalves
- Andreia Nunes Militão
- Camila Alberto Vicente de Oliveira
- Célia Beatriz Piatti
- Cristiane da Silva Santos
- Dalete Cristiane S. H. de Albuquerque
- Daniel Gomes Guimarães
- Dulceria Tartuci
- Elizabeth Figueiredo de Sá
- Eurize Caldas Pessanha
- Fabiano Quadros Rückert
- Fernando Silva dos Santos
- Geraldo Inácio Filho
- Gercina Santana Novais
- Giseli Cristina do Vale Gatti
- Hellen Mathilde Vicelli
- Isa Mara D. Scarlati Colombo
- Layla Karoline Alves Teixeira Flores
- Marijâne Silveira da Silva
- Marta Banducci Rahe
- Miriam Fábia Alves
- Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
- Pauliane Rodrigues Resende
- Rosana Maria Martins
- Rosenilde N. Paniago
- Ruth Pavan
- Simone Albuquerque da Rocha
- Sirley Lizott Tedeschi
- Tiago Zanquêta de Souza
- Wanessa Ferreira Borges
- Daniela Patti do Amaral
- Isaura Monica Souza Zanardini
- Jaqueline Bonfim de Souza Lima
- Janaina Moreira de Oliveira Goulart
- Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
- Patricia da Silva Zanetti
- Teresa Sarmento
- PREFÁCIO
- APRESENTAÇÃO
Parte I – ESCRITAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- A (IN) VISIBILIDADE DA GENTE COMUM NA HISTÓRIA: PROBLEMAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
- O ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO NA VISÃO CRÍTICA DE GERALDO BASTOS SILVA NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
- PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SECUNDÁRIO AO SUL DE MATO GROSSO (1942-1961)
- OS DEZ ANOS DO ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CENTRO-OESTE – EHECO: MAIS UMA AÇÃO PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO
- CONGREGAÇÕES CATÓLICAS E EDUCAÇÃO: IRMÃS AGOSTINIANAS MISSIONÁRIAS NO BRASIL
Parte II – ESCRITAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
- ESTADO, POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS EM DISSERTAÇÕES DO PPGE DA UNIOESTE – CASCAVEL (2008 – 2021)
- EXPANSÃO, CONTINGENCIAMENTO E ASSIMETRIAS NA PÓSGRADUAÇÃO: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A REGIÃO CENTRO-OESTE
- A MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA AMEAÇA POR GERAÇÕES
- POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: A OCULTAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA PROPOSITIVA POPULAR
Parte III – ESCRITAS DA FORMAÇÃO DOCENTE
- FORMAÇÃO DOCENTE: (RE)VIVER O PERCURSO ACADÊMICOPROFISSIONAL COMO MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA E RE-EXISTÊNCIA ÀS ATUAIS POLÍTICAS CURRICULARES
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM
- FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PPGE/UFJ
- O GRUPO DE PESQUISA INVESTIGAÇÃO/UFMT/UFR E OS MOVIMENTOS QUE ENTRELAÇAM PESQUISAS EM REDE