Fabiany de Cássia Tavares Silva (organizadora)
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (organizadora)
- 1ª Edição (dez/2012)
- Idioma : Português
- Capa comum : 336 páginas
- ISBN-13 : 978-85-88523-73-2
- Dimensões : 15 x 2 x 22 cm
O presente livro traz uma coletânea de textos de experientes autorespesquisadores do campo da educação, significativamente diferentes mas, que encontraram “lugares” com o mesmo sentido, a partir dos quais vão interrogando-se e concretizando a escrita de uma história da produção de pesquisa em uma dada região do País.
Conforme o título desta obra sugere, a escrita desta história se delineia pela ênfase dada às possibilidades que esses textos em articulação têm de contribuir com a ampliação da compreensão do papel social da pesquisa em educação, como também, das práticas que se criam, socializam-se e renovam-se nos Cursos de Pós-graduação.
- Adir Casaro Nascimento
- Alaíde Maria Zabloski Baruf
- Alda Maria do Nascimento Osório
- Alexandra Ayach Anache
- Ana Carolina Pontes Costa
- Ana Maria Gonçalves
- Andréa Duarte de Oliveira
- Carlos Henrique de Carvalho
- Carlos Magno Naglis Vieira
- Constantina Xavier Filha
- Dimair de Souza França
- Dirce Nei Teixeira de Freitas
- Edelir Salomão Garcia
- Elisângela Alves da Silva Scaff
- Ester Senna
- Eurize Caldas Pessanha
- Fabiany de Cássia Tavares Silva
- Fernando Ulisses Rosalino
- Jefferson Carriello do Carmo
- Joana Peixoto
- Jorismary Lescano Severino
- Luciana Beatriz de Oliveira
- Bar de Carvalho
- Márcia Bueno Gomes
- Márcia Sambugari
- Margarita Victoria Rodriguez
- Maria Alice de Miranda Aranda
- Maria Carmen Villela Rosa Tacca
- Maria Dilnéia Espindola Fernandes
- Marília Gouvea de Miranda
- Mônica de Carvalho M. Kassar
- Regina Tereza Cestari de Oliveira
- Silvia Helena Andrade de Brito
- APRESENTAÇÃO
Parte 1 – Escritas sobre a História da Educação
- PESQUISAS E ESCRITAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: OUTROS ESPAÇOS, OUTRAS ABORDAGENS, OUTRAS FONTES
- COLÉGIO SANT’ANNA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO FEMININA
- A PRODUÇÃO DE COMPÊNDIOS DESOCIOLOGIA PARA A ESCOLA SECUNDÁRIAE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA DISCIPLINA NO BRASIL (1930-1945)
- CULTURA MATERIAL ESCOLAR NA CONFIGURAÇÃO DA HISTÓRIA CURRICULAR DA ESCOLA ESTADUAL MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO EM CAMPO GRANDE – MS (1939- 1970)
Parte 2 – Escritas sobre as Políticas Educacionais
- MONITORAMENTO DE METAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: REFLEXOS EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES
- AS NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL E O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO
- ALGUNS MITOS SOBRE A TECNOLOGIA E A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
- PROGRAMA ESCOLA CAMPEÃ: FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE–MS
- O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES FEDERATIVAS: IMPLICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO
Parte 3 – Escritas sobre a Formação de Professores
- A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
- REPENSANDO O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- CONSTITUIÇÃO DA AÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CONCEPÇÕES DO MUNDO DA ESCOLA E DOS ALUNOS
- A TRAJETÓRIA DA PESQUISA SOBRE O PROFESSOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFMS (1999-2005)
- ASPECTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROPOSIÇÕES DE UM PROGRAMA
Parte 4 – Escritas sobre a Diversidade e Diferença
- IGUALDADE, EQUIDADE E DIFERENÇA: TERMOS CONTRAPOSTOS NO DEBATE EDUCACIONAL
- LIVROS INFANTIS COMO INSTRUMENTOS DE DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA COM CRIANÇAS
- A EDUCAÇÃO ESCOLAR COM CRIANÇAS INDÍGENAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS: ENCONTROS E DESENCONTROS
- RECURSOS MNEMÔMICOS NA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL