EDUCAÇÃO PARA O BEM VIVER: REPENSANDO PRAXIS AMBIENTAIS, PEDAGÓGICAS E SOCIAIS

educacao para o bem viver
Cristiane Ribeiro Cabral
Edilson de Araujo dos Santos
Kênia Hilda Moreira
(organizadoras)

  • 1ª Edição (12/2025)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 180 páginas
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-85-45584-99-5
  • Dimensões ‏ : ‎ 15 x 1 x 22 cm

“Em um mundo cada vez mais polarizado e enfrentando desafios ambientais e sociais sem precedentes, o Bem-Viver surge como uma alternativa viável e necessária. Ele nos convida a repensar nossas prioridades e a construir um futuro baseado na harmonia, na sustentabilidade e no respeito à vida em todas as suas formas.Adotar o Bem-Viver é, portanto, um ato de resistência contra um modelo de desenvolvimento que coloca o lucro acima do bem-estar, e uma afirmação de que outro mundo é possível — um mundo onde todos possam viver em equilíbrio e dignidade.Que possamos aprender com as sabedorias ancestrais e aplicar esses princípios em nosso cotidiano, construindo juntos um caminho de Bem-Viver para nós mesmos e para as futuras gerações”

(Kaká Werá, 2025)

  • Capítulo 1 – DIGA OS NOMES DELAS: Vozes de mulheres negras e história da educação no Brasil
    • Alexandra Lima da Silva
  • Capítulo 2 – As interfaces do PIBID/UFGD e o Congresso de Educação da Grande Dourados: Educação para o bem viver – repensando práxis ambientais, pedagógicas e sociais
    • Cintia Melo dos Santo
    • Adriana de Fátima Vilela Biscaro
  • Capítulo 3 – Enquanto houver racismo, não há bem viver: educação para as relações étnico-raciais como estratégia para uma vida digna
    • Delton Aparecido Felipe
  • Capítulo 4 – Experiências formativas da FAIND/UFGD no VII Congresso de Educação da Grande Dourados: caminhos para o bem viver
    • Maria Aparecida Mendes de Oliveira
    • Micheli Alves Machado
    • Issias Sanches Martins
    • Waneide Garay Duarte
    • Elizabete Fernandes
    • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro
    • Adriana Oliveira de Sales
  • Capítulo 5 – Educação especial e o bem viver nos institutos federais: desafios e possibilidades de uma práxis pedagógica transformadora
    • Francisco Roberto da Silva de Carvalho
  • Capítulo 6 – Educação libertadora na saúde: conhecimento e tecnologia para o engajamento na prevenção do melanoma
    • Alércio da Silva Soutilha
    • Alex Santos Oliveira
    • Paola dos Santos da Rocha
    • Débora da Silva Baldivia
    • Helder Freitas dos Santos
    • Jaqueline Ferreira Campos
    • Edson Lucas dos Santos
    • Kely de Picoli Souza
  • Capítulo 7 – Conexões entre educação para o bem viver e a exposição “Mulheres e Educação: seus papéis em papel”
    • Kênia Hilda Moreira
  • Capítulo 8 – Mulheres e educação para o bem viver: notas para uma reparação histórica desde a UFGD
    • Lauriene Seraguza Olegário e Souza
  • Capítulo 9 – Educação física e educação ambiental: conexões necessárias
    • Manuel Pacheco Neto
  • Capítulo 10 – Educação para o bem viver: produção de materiais diferenciados para as escolas indígenas (Brasil, MS, Dourados)
    • Marta Coelho Castro Troquez
    • Noêmia dos Santos Pereira Moura
  • Capítulo 11 – Leitura de imagens, os corpos femininos e a educação para o bem viver: considerações sobre a Lei 14.986/24 e a história da educação das mulheres
    • Raquel Discini de Campos
  • Capítulo 12 – Quando a universidade também fere: mapeando a violência de gênero no ensino superior
    • Viviane Teixeira Silveira
  • Apêndice 1
    • Ana Lúcia Rossate

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