CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

curso de aperfeiçoamento

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa (organizadora)
Luciene Cléa da Silva (organizadora)
Milene Bartolomei Silva (organizadora)
Myrna Wolff Brachmann dos Santos (organizadora)

  • 1ª Edição (2022)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • N. Paginas ‏ : ‎ 218 páginas
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-854558443-8
  • Formato : ‎ PDF
  • Tamanho do arquivo: 9600 KB

Este material é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido por professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que atuaram no curso de Aperfeiçoamento intitulado “Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Educação Infantil de Educandos com Deficiência”. O projeto foi coordenado pela Diretoria de Políticas da Educação Especial do Ministério da Educação em articulação com as Instituições Públicas de Ensino Superior e Secretarias Municipais de Educação, no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Especial.

  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
  • Luciene Cléa da Silva
  • Milene Bartolomei Silva
  • Myrna Wolff Brachmann dos Santos
  • Bárbara Amaral Martins
  • Camila Bartolomei Silva
  • Daniela Cristina Barros de Souza Marcato
  • Flora Duarte Stron
  • Jeanny Monteiro Urquiza
  • Joyce Braga
  • Karine Albuquerque de Negreiros
  • Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca
  • Ordália Alves de Almeida
  • APRESENTAÇÃO
CAMINHO INCLUSIVO 1 – FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM ÊNFASE NA INCLUSÃO
  • 1. FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM ÊNFASE NA INCLUSÃO
  • 2. NOÇÕES BÁSICAS DE PEDIATRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • 3. PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ACOMETEM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR E VACINAÇÃO
CAMINHO INCLUSIVO 2 – SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • 1. DEFICIÊNCIA VISUAL
  • 2. DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • 3. ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • 4. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA
CAMINHO INCLUSIVO 3 – DEFICIÊNCIA AUDITIVA, SURDEZ E SURDOCEGUEIRA
  • 1. CONHECENDO NOSSO PÚBLICO: SURDOS, DEFICIENTES AUDITIVOS E SURDOCEGOS
  • 2. A QUESTÃO DA LINGUAGEM
  • 3. A COMUNICAÇÃO: TERAPIA DE FALA E AS MÚLTIPLAS FORMAS DA LIBRAS
  • 4. QUESTÕES PEDAGÓGICAS
CAMINHO INCLUSIVO 4 – ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
  • 1. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DEFINIÇÕES INICIAIS
  • 2. O TRABALHO PEDAGÓGICO E INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • 3. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • 4. EDUCAÇÃO LÚDICA E INCLUSIVA: BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
CAMINHO INCLUSIVO 5 – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – PARTE 1
  • 1. RELEMBRANDO ALGUMAS ATUALIZAÇÕES CONCEITUAIS
  • 2. AS POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA
  • 3. CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS COMUNS NO PROCESSO EDUCACIONAL DAS PESSOAS COM TEA
  • 4. ANTES DA ALFABETIZAÇÃO, A COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TEA
  • 5. O QUE É ESPERADO EM TERMOS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA TODAS AS CRIANÇAS? POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS E QUE PODEM BENEFICIAR AS CRIANÇAS COM TEA
  • 6. PENSANDO A AVALIAÇÃO
CAMINHO INCLUSIVO 6 – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – PARTE 2
  • 1. COTIDIANO E AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
  • 2. REPENSANDO A INCLUSÃO
  • 3. INCLUSÃO, ARTE, IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
  • 4. A CRIANÇA NO ESPAÇO DA ARTE
  • 5. TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: REVENDO CONCEITOS
  • 6. EDUCAÇÃO, MUNDO SOCIAL-NATURAL E INCLUSÃOO
  • 7. EDUCAÇÃO LÚDICA E INCLUSIVA – BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
  • 8. O BRINCAR E A INFÂNCIA

Categorias:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Categorias