
- 1ª Edição (2025)
- Idioma : Português
- Capa Dura : 310 páginas
- ISBN-13 : 978-85-45584-72-8
- Dimensões : 15 x 2 x 22 cm
O cenário que antecede a criação do Movimento da Educação do Campo, era de desigualdade social e de avanço destrutivo do capital no campo se complementava com a ausência de políticas públicas para a educação. A realidade no campo começa a ser modificada (mesmo que ainda não superada) quando os movimentos socio territoriais camponeses começam a se manifestar em escala nacional, exigindo dos órgãos governamentais o incentivo a políticas públicas e o financiamento de pesquisas relacionadas às questões educacionais no campo.
O Campo da Educação do Campo é uma Fração da Totalidade do Campo onde estão os territórios dos camponeses, dos indígenas, dos quilombolas, dos ribeirinhos, extrativistas, caiçaras etc. Deve ser – entendido como o território dos povos do campo, das águas e das florestas, onde as pessoas podem viver com dignidade. É o lugar de materialização da educação desses sujeitos, pelo contrário, não há como se constituir a Educação do Campo (Camacho, 2079a, 2019b).
- APRESENTAÇÃO
- PREFÁCIO
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PARTE I
EDUCAÇÃO DO CAMPO:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS E POTENCIALIDADES
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- A CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO BRASIL
Maria do Socorro Xavier Batista; Luciélio Marinho da Costa - FORMAÇÃO CONTINUADA EM INTERLOCUÇÃO COM A FORMAÇÃO INICIAL – EM PAUTA, A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Célia Beatriz Piatti; Jessika Nogueira da Silva - QUANDO AS DISTÂNCIAS SÃO OUTRAS: ASPECTOS E LACUNAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DO CAMPO, EM TRÊS LAGOAS-MS
Angela Olaria Dauzacher; Mariana Esteves de Oliveira - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS SUSTENTÁVEIS (PEDS) NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Ana Maria Sotero da Silva - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO/NO CAMPO EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA: EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS TRAMAS DA VIDA DOS CAIPIRAS PRETOS EM FURNAS DO DIONÍSIO/MS
Lourival dos Santos; Maria Aparecida Lima dos Santos - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLA DO CAMPO EM TERRITÓRIO DE ALTERNÂNCIA INDÍGENA
Jorge Luis D´Ávila-
PARTE II
FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
TRAJETÓRIAS E DESAFIOS EM DIFERENTES TERRITÓRIOS
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- OS DESAFIOS DA TRAJETÓRIA ESCOLAR QUILOMBOLA: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR
Olivia Chaves de Oliveira - DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO QUILOMBOLA: ISSO NÃO É MATEMÁTICA?
Daniele Costa Silva; Vanessa Neto - EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS DESAFIOS NA ATUALIDADE SOCIAL E CLIMÁTICA
Thaís Gonçalves Saggiomo; Michele Silveira Azevedo; Fernando Bilhalva Vitória - ANÁLISE DE ESTRUTURA, ANÁLISE DE CONJUNTURA. O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO EM QUESTÃO E AGROECOLOGIA PARA A VIDA
Luís Alejandro Lasso Gutiérrez - A PRÁXIS EDUCATIVA COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL
Irineu A. Tuim Viotto Filho - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM BALANÇO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (DISSERTAÇÕES E TESES)
Nayla Marcatto da Costa
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- DADOS DOS AUTORES