EDUCAÇÃO DO CAMPO: Formação de Professores em Diferentes Territórios

EDUCAÇÃO DO CAMPO
Célia Beatriz Piatti (Organizadora)
  • 1ª Edição (2025)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa Dura ‏ : ‎ 310 páginas
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-85-45584-72-8
  • Dimensões ‏ : ‎ 15 x 2 x 22 cm

O cenário que antecede a criação do Movimento da Educação do Campo, era de desigualdade social e de avanço destrutivo do capital no campo se complementava com a ausência de políticas públicas para a educação. A realidade no campo começa a ser modificada (mesmo que ainda não superada) quando os movimentos socio territoriais camponeses começam a se manifestar em escala nacional, exigindo dos órgãos governamentais o incentivo a políticas públicas e o financiamento de pesquisas relacionadas às questões educacionais no campo.

O Campo da Educação do Campo é uma Fração da Totalidade do Campo onde estão os territórios dos camponeses, dos indígenas, dos quilombolas, dos ribeirinhos, extrativistas, caiçaras etc. Deve ser – entendido como o território dos povos do campo, das águas e das florestas, onde as pessoas podem viver com dignidade. É o lugar de materialização da educação desses sujeitos, pelo contrário, não há como se constituir a Educação do Campo (Camacho, 2079a, 2019b).

  • APRESENTAÇÃO
  • PREFÁCIO
      • PARTE I
        EDUCAÇÃO DO CAMPO:
        FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS E POTENCIALIDADES
    • A CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO BRASIL
      Maria do Socorro Xavier Batista; Luciélio Marinho da Costa
    • FORMAÇÃO CONTINUADA EM INTERLOCUÇÃO COM A FORMAÇÃO INICIAL – EM PAUTA, A EDUCAÇÃO DO CAMPO
      Célia Beatriz Piatti; Jessika Nogueira da Silva
    • QUANDO AS DISTÂNCIAS SÃO OUTRAS: ASPECTOS E LACUNAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DO CAMPO, EM TRÊS LAGOAS-MS
      Angela Olaria Dauzacher; Mariana Esteves de Oliveira
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS SUSTENTÁVEIS (PEDS) NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
      Ana Maria Sotero da Silva
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO/NO CAMPO EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA: EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS TRAMAS DA VIDA DOS CAIPIRAS PRETOS EM FURNAS DO DIONÍSIO/MS
      Lourival dos Santos; Maria Aparecida Lima dos Santos
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLA DO CAMPO EM TERRITÓRIO DE ALTERNÂNCIA INDÍGENA
      Jorge Luis D´Ávila
      • PARTE II
        FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
        TRAJETÓRIAS E DESAFIOS EM DIFERENTES TERRITÓRIOS
    • OS DESAFIOS DA TRAJETÓRIA ESCOLAR QUILOMBOLA: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR
      Olivia Chaves de Oliveira
    • DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO QUILOMBOLA: ISSO NÃO É MATEMÁTICA?
      Daniele Costa Silva; Vanessa Neto
    • EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS DESAFIOS NA ATUALIDADE SOCIAL E CLIMÁTICA
      Thaís Gonçalves Saggiomo; Michele Silveira Azevedo; Fernando Bilhalva Vitória
    • ANÁLISE DE ESTRUTURA, ANÁLISE DE CONJUNTURA. O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO EM QUESTÃO E AGROECOLOGIA PARA A VIDA
      Luís Alejandro Lasso Gutiérrez
    • A PRÁXIS EDUCATIVA COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL
      Irineu A. Tuim Viotto Filho
    • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM BALANÇO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (DISSERTAÇÕES E TESES)
      Nayla Marcatto da Costa

  • DADOS DOS AUTORES

Categorias:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *